Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)  e OPAS/PANAFTOSA










Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Secretaria de Defesa Agropecuária
Departamento de Saúde Animal

Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Brasil, um país de todos! Marca do Governo do Brasil.

















 
 
 
Em destaque Fornecimento de Materiais Biológicos 
Sistema I-ELISA 3ABC/EITB

Instrumentos de laboratório para diagnóstico e vigilância da Febre Aftosa


A Cooperação Técnica MAPA/OPAS-PANAFTOSA apóia os laboratórios oficiais de diagnóstico do MAPA, através do fornecimento de materiais biológicos, como kits e sets diagnósticos de antígenos de referência, produzidos no PANAFTOSA e por outras instituições nacionais e internacionais. Em 2007 e 2008, realizou-se o fornecimento de materiais biológicos para o fortalecimento dos Programas Nacionais de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA); de Sanidade dos Eqüídeos (PNSE); de Sanidade Avícola (PNSA), da Raiva dos Herbívoros e Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs) (PNCRH).

PANAFTOSA-OPAS/OMS como organismo de referencia regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e em apoio às novas exigências diagnósticas impostas pelo Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), desenvolveu e validou metodologias de diagnóstico em apoio a vigilância ativa da Febre Aftosa. Foram disponibilizados kits para realização das provas Elisa 3ABC + EITB para uso nos inquéritos e monitoramento de áreas do Brasil e para os estudos da eficiência da vacinação nos estados habilitados para exportação para a União Européia (Elisa CFL) atendendo as demandas dos materiais biológicos solicitados para a execução de diagnósticos e análise de amostras oriundas de estudos epidemiológicos previstos nas metas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) do MAPA. Além disso, também disponibilizou materiais biológicos para o diagnóstico diferencial da Febre Aftosa.

A Cooperação viabilizou a importação e disponibilidade de Derivado Protéico Purificado (PPD) de Maleína para o diagnóstico do Mormo e de Kits para diagnóstico sorológico da Laringotraqueíte Infecciosa (LTI) e da Influenza Aviária em apoio aos Programas Nacionais de Sanidade dos Eqüídeos e Sanidade Avícola, respectivamente.

Da mesma forma, promoveu o fornecimento de Kits FeedCheck TM usado no teste para detecção de carne e farinha de osso (MBM) na ração e seus ingredientes para a vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).