Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)  e OPAS/PANAFTOSA










Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Secretaria de Defesa Agropecuária
Departamento de Saúde Animal

Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Brasil, um país de todos! Marca do Governo do Brasil.

















 
   
Manual de Legislação – Programas Nacionais de Saúde Animal


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem tido uma atuação efetiva no sentido de incluir a atenção à saúde animal de forma articulada entre os diversos níveis de governo. Nesse sentido, expediu uma série de atos legais para viabilizar a organização dos programas de saúde animal. O Convênio promoveu esta publicação, que reúne os principais atos legais que norteiam esse processo, relativos ao período de 1934 a 2008. O Manual será atualizado à medida que novas legislações forem publicadas.

Versão em português.

Capa

Arquivo Único (Formato Zip) - versão em português

Legislation Manual – National Animal Health Programs in Brazil

Arquivo Único – versão em inglês


Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras

 
     

No âmbito da Cooperação Técnica entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) foi publicado o Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras. O Manual é apresentado de forma simples, prática e com uma visão atualizada dos aspectos mais importantes da colheita de amostra para o diagnóstico das principais doenças dos animais e para ser utilizado como um guia para consulta rápida e objetiva por veterinários de campo do serviço oficial ou autônomos, visando assim aprimorar a qualidade da amostra colhida e assegurar sua correta conservação e envio. Com 218 páginas, a publicação possui capa dura, formato de bolso (para ser levado a campo), traz informações objetivas e muitas ilustrações.

Completo - Arquivo Único

Capítulos

Sumário

Capítulo 1: Biossegurança

Capítulo 2: Ruminantes, Equídeos e Suídeos - pt. 1

Capítulo 2: Ruminantes, Equídeos e Suídeos - pt. 2

Capítulo 2: Ruminantes, Equídeos e Suídeos - pt. 3

Capítulo 3: Aves

Capítulo 4: Abelhas

Bibliografia

Plano de Ação para Febre Aftosa. Volume 1 – Atendimento à notificação de suspeita de doença vesicular

 
     

O Plano de Ação agrupa o conhecimento e os procedimentos básicos referentes ao atendimento de suspeitas de doenças vesiculares e à atuação em ações de emergência veterinária para eliminação de focos de febre aftosa. As fases de Investigação e de Alerta constituem o Volume I do Plano de Ação.

Plano de Ação. Volume 1

Cartaz
COLETÂNEA DE IMAGENS. Lesões de febre aftosa e de outras doenças incluídas no sistema de vigilância de doenças vesiculares


Como parte do Plano de Ação para Febre Aftosa, Volume I, o Departamento de Saúde Animal (DSA) do MAPA publica a presente coletânea de fotos de lesões de febre aftosa e de outras enfermidades envolvidas na vigilância de doenças vesiculares.

Coletânea de imagens. Febre aftosa e outras doenças vesiculares