Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)  e OPAS/PANAFTOSA










Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Secretaria de Defesa Agropecuária
Departamento de Saúde Animal

Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Brasil, um país de todos! Marca do Governo do Brasil.

















 
   
Em destaque Cooperação Técnica aos Programas de Sanidade Animal

Videos técnicos

Kit controle populacional de morcegos


          A Cooperação Técnica aos Programas de Saúde Animal do MAPA é realizada através de atividades de apoio nas ações dos Programas de Sanidade Animal; no fornecimento de materiais para a operacionalização dos Programas Sanitários; na aquisição de livros técnicos; produção e edição de materiais e vídeos técnicos; na implantação de sistema de gestão do conhecimento e no apoio a estágios e participação em fóruns nacionais e internacionais.

           Foram elaborados e disponibilizados Kits com equipamentos e materiais, incluindo aparelho de GPS, para 140 equipes que trabalham no controle da Raiva dos Herbívoros e realizados a elaboração do vídeo técnico que mostra o Curso do Controle da Raiva Silvestre (D. rotundus) e a aquisição de livros técnicos da OIE em apoio a execução dos Programas de Saúde Animal.

           Está sendo realizada a elaboração de diversos manuais técnicos como: Manual de orientações para colheita, preparo, acondicionamento e transporte de material biológico para diagnóstico das principais enfermidades dos animais, insetos de produção e organismos aquáticos; Manual de Legislações dos Programas Nacionais de Saúde Animal do Brasil; Plano de Ação para Febre Aftosa com coletânea de Imagens das lesões de febre aftosa e de enfermidades vesiculares.

          Estudos estão sendo realizados como o levantamento de espécies que compõem a fauna de Artrópodes Hematófagos e dos Mamíferos Silvestres que habitam na área de abrangência da Estação Quarentenária de Cananéia – EQC do MAPA, visando o atendimento às normas de biossegurança e minimização de riscos nas atividades executadas em uma quarentena.