Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)  e OPAS/PANAFTOSA










Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Secretaria de Defesa Agropecuária
Departamento de Saúde Animal

Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Brasil, um país de todos! Marca do Governo do Brasil.

















 
   
Em destaque Colheita de Amostras para Diagnóstico de Doenças em Animais de Produção


O Curso de Colheita de Amostras para Diagnóstico de Doenças em Animais de Produção é dirigido a profissionais que atuam no Sistema de Saúde Animal do Brasil, preparando-os tecnicamente nas ações necessárias para a colheita e transporte das amostras.

O intuito é aprimorar e padronizar o procedimento e a qualidade da amostra colhida e assegurar sua correta conservação e envio, facilitando à rede laboratorial a realização de diagnósticos rápidos e conclusivos, no âmbito dos Programas Nacionais de Sanidade Animal.

No Curso são abordados a correta colheita de amostras em ruminantes, suídeos e eqüídeos, divididos em temas, de acordo com o sistema afetado como, pele e mucosas, sistemas reprodutor e urinário, sistema nervoso central, circulatório, linfático, respiratório, gastrintestinal e osteoarticular e também a colheita de. amostras para diagnóstico das principais doenças de aves e de abelhas Apis mellifera. Ainda são tratados a importância da operação de um centro de triagem de amostras e do correto acondicionamento para o transporte aéreo e terrestre de materiais biológicos.

Os participantes do curso recebem todas as informações e materiais necessários para que eles sejam de fato os multiplicadores em seus estados, dos conhecimentos aprendidos durante o treinamento.

Participam como instrutores profissionais do IB/SP, IB/Descalvado, APTA/SP, UFV-MG, CDA/SP e Concepta.

Total de 36 profissionais capacitados.




I Curso de Colheita de Amostras para Diagnóstico de Doenças em Animais de Produção

Realizado na Estação Quarentenária de Cananéia – EQC, Cananéia, SP, nos dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2009, capacitando 36 profissionais.

 Downloads  e Fotos